Habilidades
Como responder à críticas
Como você lida com as críticas? Críticas, assim como os elogios, fazem parte de nossa vida. Responder críticas é algo que acontece todos os dias. A forma como regíamos a elas, vão determinar nossa qualidade de vida! Permita-me explicar o porquê:
Comentários positivos, agregam valor ao nosso dia a dia e nos ajuda a entender que estamos no caminho certo. Já as críticas, principalmente, as “destrutivas” são comentários e, às vezes “brincadeiras”, que só acabam com nossa autoestima e confiança. É preciso ser crítico as críticas! Ficou redundante? Eu sei, mas é essa a intenção!
Trabalho com muita gente, e por vezes, percebo que os que mais sofrem são os que aceitam as críticas como verdades absolutas, bem como, aqueles que além de receber críticas ainda se menosprezam, “automutilam” e acabam com sua confiança e motivação, deixando com que a opinião dos outros seja mais forte.
Quando receber uma crítica, antes de efetivamente aceitá-la como real, é importante fazer algumas perguntas a si mesmo. São elas:
- Essa crítica é real?
- Posso aprender algo com isso?
- O crítico em questão é alguém que deseja me ajudar?
- O que posso tirar de positivo desse comentário?
- Devo ignorar ou responder?
Após se fazer essas perguntas será mais fácil se posicionar sobre o assunto. Seja lá qual for!
Quando o comentário negativo não acrescentar e você perceber que o crítico em questão está mais inclinado a te desabonar para satisfazer o ego dele, a paciência, contar até 10 e o silêncio são boas respostas. Também vale a estratégia de agradecer e não concordar, mas sem muita discussão e debates, pois quem está te criticando provavelmente não vale sua energia e tempo perdido.
Quando encontrar fundamentos positivos, tais como, oportunidade de evolução e crescimento com aquele comentário. O melhor a fazer é agradecer. Não somos perfeitos e as críticas, que são feedbacks construtivos, podem nos fazer evoluir muito mais do que um elogio que “infla teu ego”. Por isso, para responder as críticas você precisa analisá-las.
No fim, o jogo da vida é você com você mesmo. Por mais que as pessoas de sua família, seu trabalho e amigos sejam importantes, tem vezes que precisa ligar o mundo no mudo e ouvir seu coração!
Para finalizarmos, quero que conheça uma fábula de quem se dá mal ao aceitar toda e qualquer crítica. Assista o vídeo abaixo:
Agora, poste nos comentários qual é a moral da história pra você?
Um abraço, saúde e sucesso pra você e até o próximo vídeo!
Confira também:
- Sinais para identificar crenças limitantes
- Série Liderança de A a Z
- Posicionamento e Carreira nas Redes Sociais
- Como parar de ter medo de errar
Fique por dentro de todo conteúdo!
- Assine o nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/anamaduro
- Adicione no LinkedIn: linkedin.com/in/anapaulamaduro
- Siga no Instagram: https://www.instagram.com/startupcarreira
- Canal oficial para contato, perguntas e sugestões: [email protected]