Habilidades
Sete exemplos de como não fazer Networking
Aprenda a lições que servirão para aprimorar sua rede de contatos.
Vamos começar definindo o Networking. É um termo em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algum indivíduo. Nesta rede pode existir apoio mútuo, troca de conhecimento, compartilhamento de oportunidades, indicações, serviços e informação entre indivíduos ou grupos.
Nos momentos em que uma empresa busca um novo colaborador, frequentemente aborda os seus funcionários e os questiona se conhecem alguém em sua rede de contatos que possa desempenhar uma determinada função. Esse comportamento é comum às empresas, pois acelera os processos seletivos.
Quero destacar também que fazer networking não é apenas conseguir novos contatos, mas saber administrar e manter que já existem.
Percebo diariamente as dificuldades de meus clientes. Para ajudar você a aprimorar sua rede, vou destacar os sete erros principais na hora de administrar e manter sua rede de contatos, sendo assim, contarei tudo o que não é networking.
1 – Você não está fazendo networking quando some do mapa por anos e anos, depois volta pedindo ajuda.
Quem nunca teve um “amigo(a)” que desaparece por anos e só aparece quando precisa de ajuda? Pois é, aposto que está pensando em alguém nesse momento. Essas pessoas podem até conseguir algum apoio, porém se não manter contato, mesmo que esporadicamente, vai perder a credibilidade e encontrar barreiras no momento de buscar uma oportunidade no mercado.
2 – Você não está fazendo networking quando pede para as pessoas indicarem seu currículo logo após conhecê-las.
Conhecer uma pessoa e logo em seguida pedir uma indicação para vaga não é um comportamento assertivo, logo pode ser classificado como interesseiro e em alguns casos arrogante. A dica aqui é oferecer ajuda, colocar seus conhecimentos e talentos à disposição de algo que o outro precise. A partir desse tipo de atitude, mesmo que a outra pessoa não precise de nada no momento atual, com certeza, seu pedido de apoio encontrará uma pessoa mais receptiva e disposta a ajudar.
3 – Você não está fazendo networking quando procura seus contatos profissionais apenas no momento do desemprego.
Networking é algo que precisa ser administrado e mantido o tempo todo, a todo tempo. É um processo contínuo e mesmo com você bem empregado. Sempre podem surgir boas oportunidades dentro de sua rede e você precisa estar conectado a elas. Não esqueça a máxima: Quem não é visto, não é lembrado!
4 – Você não está fazendo networking quando não atende a ligação.
Como é um processo de ajuda mútua, você também deve estar disposto a doar seu tempo em prol de outras pessoas. Ajude colegas, indique, conecte oportunidades aos que estão em sua rede também. Gosto de citar a lei da reciprocidade, quando faz algo bom a uma pessoa, o sentimento de gratidão dela fará que você seja lembrando por muito mais vezes, consequentemente uma oportunidade pode surgir. Entenda, não é relacionamento só por interesse. É um relacionamento que gera cooperação mútua.
5 – Você não está fazendo networking quando não chama ninguém para café há meses.
Cafés ajudam a manter o contato e relacionamento. A entender como está o momento atual da pessoa e a contar seus resultados e feitos. Reflita quem são as pessoas de seu networking que não fala a meses e simplesmente convide para um café sem interesses. Apenas para ouvir e compartilhar informações podem te trazer novos aprendizados e gerar futuras oportunidades. Deixe as xícaras vazias e as portas abertas! Na troca de experiências sempre conquistamos grandes aprendizados e logo mais um pode precisar do apoio do outro.
6 – Você não está fazendo networking quando está muito “ocupado” para ajudar as pessoas.
Quando as pessoas te procurarem pedindo ajuda para indicar o currículo ou algum outro tema tente ajudar. Procure contribuir reservando algum tempo para auxiliar quem te pediu apoio. É possível mandar um e-mail e mudar a vida de algum de seus contatos. Não deixe de ajudar quem está na sua rede, compartilhe conhecimento e apresente novos contatos.
7 – Você não está fazendo networking quando não usa o Linkedin corretamente.
Existem inúmeros profissionais que não conhecem o verdadeiro potencial do Linkedin. Que acessam o site apenas para procurar vagas disponíveis. Buscar e se candidatar a vagas é apenas uma das funcionalidades da ferramenta. Usar o seu perfil para se posicionar no mercado, ter visibilidade, gerenciar seu networking e aumentar a sua rede são apenas algumas das funções que poucos utilizam de forma adequada.
Aqui na Startup Carreira temos o treinamento de Linkedin no Programa Posicione-se. Os clientes são treinados em mais de setenta funcionalidades. As pessoas terminam o programa aptas a gerenciar completamente o seu networking e conquistar novas oportunidades através do bom uso do Linkedin.
Enfim, para finalizarmos, gostaria de ressaltar que networking não é perder tempo.
É investir em oportunidades futuras!
Confira também:
-
Construa um currículo de sucesso
-
Linguagem Corporal em Entrevistas
-
Série Liderança de A a Z
-
Posicionamento e Carreira nas Redes Sociais
Fique por dentro de todo conteúdo!
- Assine o nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/anamaduro
- Adicione no LinkedIn: www.linkedin.com/in/anapaulamaduro
- Siga no Instagram: https://www.instagram.com/startupcarreira
- Canal oficial para contato, perguntas e sugestões: [email protected]