Coaching, Educação & Inspiração
Comportamentos sabotadores – Tenha consciência deles
Trabalhe sua mente e pensamentos com o que te fortalece e não com o que te destrói.
Vou iniciar esse artigo te contando uma história real de um individuo que se deixou levar por comportamentos sabotadores:
No início de desse mês houve um corte significativo no quadro de colaboradores em uma empresa que eu estava atendendo. Um dos coordenadores de vendas começou a acreditar, meses antes, que ele seria demitido. Usava como base seu desempenho e também a última avaliação com seu gestor. A crença dele foi tão forte que o paralisou. Parou de gastar energia em fazer um bom trabalho, começou a fazer contatos e enviar currículos. Seu gerente, chegou a conversar comigo para realizarmos um processo de coaching, pois acreditava no potencial dele. Porém, a certeza de que seria demitido, era tão grande que ele aceitou um cargo em outra empresa, ganhando o mesmo valor de salário. No final, o gestor dele, fez uma contraproposta com aumento salarial e coaching para aprimorar suas competências. – Sua crença, estava errada e sabotando o desempenho. – Tanto a empresa quanto o gerente gostavam dele! Os números refletiam suas crenças e isso o prejudicou, desde que soube do “possível corte” de pessoal
Eu o atendi e durante o processo, percebi que haviam muitos comportamentos sabotadores naquele coordenador. Fizemos um trabalho bem focado nesses comportamentos e nas últimas sessões já estavam mais controlados, porém, ainda não completamente extintos. Seu desempenho aumentou e teve mais energia e concentração. Seus resultados subiram para primeiro lugar entre os coordenadores pares. Até que na última sessão veio um feedback de grande importância. Ele me disse: – Ana, o coaching foi um divisor de águas na minha vida, pois eu tomei consciência desses comportamentos. Tive a possibilidade de aplicar em minha vida profissional e pessoal. Hoje sou um homem em paz e mais feliz.
Fica o aprendizado a todos nós sobre os comportamentos sabotadores:
Quando entender que todo o pensamento que tem, é um princípio de ação, ou seja, um “direcionador” de seus comportamentos será mais fácil se proteger de pensamentos sabotadores. Procure tomar consciência do que te acompanha diariamente. Simples assim!
A diferença de uma pessoa que acorda pensando que seu dia será “terrível” para uma pessoa que levanta contando que seu dia será excelente, está nos comportamentos e ações que terão ao decorrer de suas atividades.
Um profissional que trabalha pensando a todo momento que vai ser demitido, terá um resultado bem inferior, daquele que trabalha confiante e em paz consigo mesmo.
Você tem a possibilidade de construir o que pensa. Faça uma experiência: Seja negativo por cinco minutos! Pense que tudo vai mal, que as pessoas são ruins, que você é carregado (a) de problemas sem soluções, que o lugar que está não é bom, enfim… Em cinco minutos já estará se sentindo péssimo e tudo isso vai fazer você se comportar com influências negativas gerando resultados horríveis. No final do dia estará com aquele sentimento ruim de que nada deu certo.
O contrário também é verdadeiro. Faça a experiência de se condicionar para ver o lado bom das coisas. Acorde dizendo “hoje será um excelente dia”, se houver algum problema “o encare” como aprendizagem. Sinta gratidão por sua vida, saúde e família. Afinal, são muitas coisas a agradecer. Trate as pessoas conforme você gostaria de ser tratado (a). Veja o lado bom da vida que você criou até aqui. Também tome consciência de tudo o que você tem de melhor, em termos de habilidades e recursos, pois você é único(a)!
Ao fazer esses exercícios diariamente, você notará uma sutil diferença no primeiro dia. Continue por toda a semana, mês e ano. Quando menos perceber, estará tendo comportamentos, atitudes e feedbacks diferentes.
Sabemos que é fácil ser uma pessoa negativa, pois encarar a nossa realidade com otimismo e pensamentos saudáveis, algumas vezes, nos exige esforço. Agora, eu te pergunto:
O que vale mais a pena?
Comenta aqui embaixo o que você vai levar de aprendizado desse conteúdo. Sua opinião é muito importante para mim e suas dúvidas podem ser o tema do próximo conteúdo.
Grande abraço, saúde e sucesso a você!
Confira também:
- Sinais para identificar crenças limitantes
- Série Liderança de A a Z
- Posicionamento e Carreira nas Redes Sociais
- Como parar de ter medo de errar
Fique por dentro de todo conteúdo!
- Assine o nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/anamaduro
- Adicione no LinkedIn: linkedin.com/in/anapaulamaduro
- Siga no Instagram: https://www.instagram.com/startupcarreira
- Canal oficial para contato, perguntas e sugestões: [email protected]