Inspirações
Encerrar ciclos, construir sonhos e definir metas
Você é capaz de encerrar ciclos, construir sonhos e definir metas?
Existe uma reflexão de Alvin Toffler, que diz: “a mudança é o processo pelo qual o futuro invade nossas vidas”. Quando eu li pela primeira vez fiquei pensando quão profunda essa frase é, pois só vivemos plenamente nosso momento presente quanto trabalhamos para a construção de nosso futuro, bem como, quando deixamos as transformações e mudanças acontecerem naturalmente.
Por acaso, você já teve uma roupa que adorava e depois de um tempo percebeu que não “cabia” mais em você tão bonita como antes? Seja porque seu corpo se modificou ou porque a estação mudou, a roupa preferida agora é só mais uma entre as outras nos cabides. Todos nós passamos por isso em nossas vidas. Vivemos ciclos que se iniciam e se encerram. É saudável quando nossas experiências permanecem apenas nos “cabides” das nossas lembranças, mas quando insistimos em viver o que já se foi… Encontro aqui um bom tema para conversar com vocês.
Da mesma forma que um vestido ou calça não “lhe cabe”, você pode perceber que algumas amizades deixaram de ser saudáveis. Aquele emprego que antes adorava e agora, não te motiva mais. O romance que acabou. Uma mudança de casa, de cidade ou os familiares que foram para longe deixando a responsabilidade de ter que se “virar sozinho (a)”.
Não aprender a conviver com a ausência do familiar ou pensar que o mesmo romance vivido há anos atrás pode ser novamente do jeito que já foi, tentar continuar em um cargo/empresa que não faz mais sentindo hoje. Enfim, é querer vestir a roupa apertada achando que ela ainda fica tão bem como antes.
Tudo isso é muito natural em nossas vidas, mas o que realmente nos faz mal é não aceitar as mudanças e permanecer querendo que as coisas se mantenham como eram!
Pensando no que falei até aqui, olhe para o seu passado e veja quantos ciclos já foram encerrados. Tudo o que já mudou em sua forma de pensar, de sentir, de amar, de ver o mundo e até sua autoimagem. Para continuar o processo de crescimento psíquico e amadurecimento espiritual é preciso encerrar algumas etapas na vida e principalmente aceitar que elas terminaram.
Você pode e deve ser protagonista de uma nova construção!
Constantemente falo com profissionais que acabaram de “perder seus crachás”. Trabalharam tanto tempo que até se esquecem de quem são, quando se veem sem aquele “sobrenome” e cargo de determinada empresa. Se caso identificou alguma semelhança, lembre-se: Você que é muito maior do que seus títulos! Sua capacidade de renovação, de construção de novos sonhos e alcance de novos resultados é infinitamente maior do que um ciclo que se encerrou.
Que tal começar por tomar a decisão de renovar a sua história?
Deixar as emoções passadas no lugar delas e procurar visualizar o que ainda está por vir. Após períodos de luto e tristeza, por ter visto uma etapa se encerrar, temos a obrigação e direito de “arrumar” nossas emoções, razões e afetos. Sabe quando a casa está em reforma ou está sendo construída e fica aquela bagunça? Poeira, piso sujo, paredes ainda pela metade, jornais espalhados, etc… Para que a casa fique totalmente pronta e limpa é preciso desorganizar tudo e então, arrumá-la novamente, certo? Suas emoções são assim também, podem até estar um pouco “desarrumadas”, mas só você pode organizá-las. Em primeiro lugar é preciso ter consciência e tomar atitudes para que a organização interna comece, não é fácil, mas vale muito à pena!
Portanto, entenda que não adianta você permanecer tentando usar a mesma peça de quando tinha 15 anos de idade. Nem viver em uma casa desorganizada que vai precisar de reforma o resto da vida. O que irá te ajudar é enfrentar a dor de “desconstruir” o que passou, doando as roupas, arrumando a casa, trabalhando por novos objetivos e sonhos. Após a desconstrução e bagunças internas, o mais importante é abrir-se para a construção do novo dentro de si.
Somente encerrando as histórias, você poderá construir novos sonhos e terá energia para lutar por eles. Tenha respeito ao seu passado, mas procure por novas experiências, não se detenha a ficar em relacionamentos, empregos ou expectativas que já não te farão bem.
Tenha o hábito de olhar a si mesmo com frequência, entender o que te faz mais feliz tanto no trabalho como na vida. Observe e escreva seus valores, o que você jamais abriria mão. Entenda o quanto importante será esse NOVO ciclo em sua vida e peça ajuda se precisar. Compre um novo tênis para caminhar. SONHE NOVAMENTE!
Priorize seus sonhos! Escreva metas em um caderno. O que você fará essa semana para alcançar os resultados que deseja no final deste ano? E daqui a 2 anos? 20 anos? Encerrar ciclos e sonhar novos sonhos, ter histórias espetaculares e resultados diferentes para contar, é seu papel aqui nessa vida! Ninguém fará isso por você. Então, COMECE! Arrisque-se pelo novo, pois a cada amanhecer você tem a chance de RECOMEÇAR e a capacidade para constituir-se mais vitorioso e FORTE do que antes!
Mãos à obra e boa construção!
Desejo saúde e sucesso a ti. Um grande abraço.
Ana Maduro
Confira também o vídeo Ciclos para evoluir.
Fique por dentro de todo conteúdo!
Assine o nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/anamaduro