Empreendedorismo
3 coisas que os Empreendedores precisam descobrir sobre equilíbrio entre trabalho e vida!
Você acredita que o trabalho é a coisa mais importante de sua vida? Seu sonho é trabalhar 24h por dia, dormir trabalhando e acordar trabalhando? Quando está em raras reuniões familiares ou com amigos o seu único e interessante assunto é trabalho? Pensando em você, que respondeu sim a estas perguntas, hoje vou compartilhar a história do Ardolfo, um empreendedor fictício baseado em fatos reais:
Ardolfo tinha o sonho de fazer uma empresa, o projeto de sua vida, dar certo! Ele começou a trabalhar alucinadamente. Obcecado pelas metas financeiras, estratégicas e de resultados, ele acordava tomava um banho e logo ia trabalhar. Dormia quando o corpo já estava exausto. Não via a sua família há quase 8 meses, desde a última visita rápida de aproximadamente 30 minutos, que recebera de seus pais.
Ele misturava trabalho com diversão, pois alegava que amava o que fazia, mas na verdade, nunca se divertia efetivamente. Um dia seu pai teve um acidente de carro, partiu repentinamente e ele não pôde se despedir. Até mesmo no velório e enterro não conseguiu comparecer devido ao volume de trabalho.
Ele trocou os amigos por parceiros, abriu mão das atividades físicas para ficar sentado por horas em frente ao computador, sua ex namorada acabara de casar, não conseguia nem mesmo telefonar a sua mãe que morava em um asilo e todas as suas ações ou comportamentos estavam de alguma forma ligados a empresa! Se gabava de trabalhar até às 2h da manhã e ser o único da família que “deu certo” como empreendedor.
O Ardolfo não tirava férias porque isso era coisa de assalariado! Fim de semana também não existia, ele tinha que trabalhar 7 dias por semana e faturar 24h por dia. Ele sempre dizia: “Eu tenho a minha empresa e faço dela minha vida!” Há quase 8 anos não descansava, enquanto isso, via os cabelos brancos se multiplicarem.
Chegou o momento que o Ardolfo envelheceu, sem amigos, não constituiu família, pois todas as suas namoradas não aguentavam o vício dele em trabalho, ele não teve filhos e quando olhava para a história de sua vida a única coisa que se lembrava era de negócios, reuniões e trabalho! Ardolfo hoje vive sozinho em uma de suas luxuosas casas em Los Angeles na Califórnia. Seu único amor: A empresa!
É a vida que você quer para si?
Reparou em algum comportamento semelhante? Possui a crença de que se você não trabalhar 24h por dia os 7 dias da semana, não será bem-sucedido? Se encontrou algum comportamento semelhante ao de Ardolfo, precisa ler os motivos a seguir.
Quero despertar sua consciência para que o equilíbrio de sua vida é fundamental, seja você um empresário (a), pai ou mãe, namorado (a), filho (a), tio (a), irmão (a), esposo (a), etc.. Se possuir metas de trabalhar com o que gosta, gerar riqueza, ser bem-sucedido e não depender de governo para a aposentadoria, precisa entender que essa jornada também deve ser prazerosa e feliz!
1º – Seu negócio é a chave para uma vida feliz, mas as pessoas ao redor são o alicerce.
Conheço inúmeros empreendedores, desde simpáticos milionários até sonhadores falidos. A característica que mais me impressiona nos empreendedores que tem sucesso, é a forma que conseguem construir um império e em paralelo uma bela família! Alguns deles já foram considerados os sonhadores falidos, porém, quando isso aconteceu eles contaram com um alicerce chamado família.
Já ouvi de um senhor que não é famoso, mas é um empreendedor muito bem-sucedido, que a empresa poderia quebrar diversas vezes, porém, a família dele jamais! Vou parafraseá-lo e citar também que a empresa pode até quebrar, mas a sua saúde não!
2º – Você é um ser humano e só tem uma vida com diversas áreas.
Acabamos de começar 2017, em menos de um mês tive contato com alguns empreendedores, todos de mercados diferentes e que não se conhecem, porém possuem o mesmo tipo de sofrimento: Estão humanamente infelizes, apesar de serem bem-sucedidos financeiramente.
Você é um ser humano e precisa se preocupar com uma série de outras áreas de sua vida, tais como: A espiritual, amorosa, profissional, financeira, intelectual, social, entre outras… Faça uma auto avaliação se está bem nessas áreas e não fique em dívida consigo mesmo!
3º – Trabalhe em alta performance, mas para isso, tenha energia e uma mente saudável.
Digamos que você acorda as 5h da manhã e vai dormir às 2h todos os dias. Você conseguirá trabalhar bem durante algumas semanas, talvez alguns meses, caso seu corpo se adapte. Porém, meu amigo (a), você logo alcançará um estado de stress que te fará produzir 5x menos. Por mais obrigações que tenha, você não é insubstituível! Portanto, tire alguns dias para descansar, para oxigenar o cérebro, para ver outras culturas (mesmo que seja conversar com o vendedor de sorvete esquisito no litoral).
E, lembre-se: Para produzir em alta performance seu corpo precisa estar trabalhando em alta performance, cansaço físico e mental só te levarão ao hospital, portanto descansar vai te fazer trabalhar mais e melhor.
Não se sinta culpado (a) quando estiver vivenciando momentos de descanso. Pense que ao investir em bem-estar contribuirá também para seus resultados profissionais. A felicidade é uma meta desejada por muitas pessoas e para alcançá-la será necessário mais equilíbrio!
Enfim, reconheça que você estará mais perto do equilíbrio ao conectar as demais áreas de sua vida ao trabalho. Viva para que seu empreendimento traga felicidade, não para que ele seja o único motivo para você respirar!