Empreendedorismo
5 Mitos sobre Empreendedorismo que você precisa saber
Empreender está na moda! Existem vários mitos de que você tem tempo, de que você ganha muito dinheiro e que trabalha pouco. Tem aqueles membros da família ou amigos desavisados que fazem comentários do tipo: Há, agora você está mais tranquilo (a)! Os “conselheiros” que dizem: Puxa você é tão inteligente poderia ser funcionário público, com certeza, passaria rapidamente. Por que está empreendendo?! E por fim, também existem aquelas pessoas que você já desistiu de tentar explicar o que é seu negócio e seu propósito.
Na vida real, empreender é se dedicar a sua empresa, é estar a maior parte de seu dia pensando em como criar uma melhor experiência aos seus clientes, é receber whatsapp no feriado à noite e não se importar, é fazer seu sonho acontecer e se para isso você precisar trabalhar algumas horas a mais vai fazer com tranquilidade e satisfação! Ganhar dinheiro faz parte, mas não é necessariamente o objetivo final de quem monta um negócio para colocar seus sonhos em prática.
Empreender é administrar seu tempo com sabedoria, sem excessos e exageros, pois gastá-lo de maneira errada pode te custar muito. É também administrar a si mesmo com responsabilidade, pois sua vida familiar, seus amigos e sua saúde também não podem ser esquecidos e tratados como último plano!!
Então, vamos falar sobre alguns mitos aqui:
1ª – Você não ficará rico da noite para o dia vendendo produtos online.
Existem inúmeros produtos e promessas na internet de que comprando o “curso mágico” que vai ajudá-lo a ganhar milhões da noite para o dia. Sim. Pode até ter dado certo com meia dúzia de pessoas, mas você precisa olhar além, precisa entender quais elementos, tais como, rede de contatos, apoio de parceiros, conteúdo, propaganda e tempo investido no projeto que rendeu os milhões que agora o curso está vendendo.
2ª – Você precisa queimar sua carteira de trabalho agora!
Se você está trabalhando em uma organização a primeira coisa que precisa fazer é guardar dinheiro e não sair de forma desordenada e sem planejamento só porque você viu vídeos na internet. Para fazer um negócio funcionar leva tempo, leva trabalho e investimento. Por isso, para deixar a carreira executiva, queimar a carteira de trabalho e dar adeus ao “chefe” você primeiramente precisa de planejamento e depois de uma reserva que te sustente (leia-se como pague suas contas) por algum tempo.
3ª – Empreender é legal, divertido, dá status e está “na modinha”.
Os melhores empreendedores que conheço trabalham muito, estão sempre conectados aos seus objetivos e metas e também não ficam falando: Uhuu sou um empreendedor! Não estão preocupados necessariamente com o Status e empreenderam com um propósito muito forte, seja a criação de um produto que mudaria vidas ou a prestação de um serviço com diferencial único no mercado, entre outros motivos… Fica aqui um pedido para que você reflita o porquê você quer empreender.
4º – Você pode empreender sozinho.
Impossível! Seja qual for sua profissão, seja qual for seu mercado ou negócio, atente-se a esta informação: Você precisará de pessoas com você! Ninguém possui todas as competências e é um ser onipotente e onipresente. Talvez não tenha dinheiro para ter vários funcionários logo no início, mas com certeza, vai precisar de parceiros, fornecedores, networking para recomendar seu trabalho, sócios para complementar suas competências, enfim… monte seu time!
5º – Você precisa de um plano de negócios de 200 páginas e uma planilha financeira que mostre quando sua empresa vai ficar milionária.
Papel aceita tudo, já o cliente não! Portanto, é importante pensar em estratégias de abordagem dos clientes rápidamente. Não quero dizer que um plano de negócios e um bom estudo de mercado não são importantes. Ao contrário, acredito fielmente que você pode obter bons resultados com eles. O que quero dizer aqui é que você não precisa ficar meses só no planejamento, esperando o “momento certo” para a execução. No mundo do empreendedorismo você precisa ser rápido, precisa ter feedbacks constantes de clientes e se julgar necessário “modificar a rota” dos negócios, mas se ficar só no plano uma outra pessoa que toma mais atitude que você vai passar a frente!
Portanto, não “se deixe levar” por vídeos que prometem riqueza fácil, nem por astros do empreendedorismo ou pela imagem que passam por aí, de que Empreender é algo simples, fácil e te fará rico do dia para a noite! É difícil sim, é para quem tem coragem de colocar os sonhos em prática, é ter que se desenvolver em competências jamais imaginadas, é ser visto como incoerente e louco de vez em quando. Porém, mesmo diante de todos os desafios, a vida vai te mostrar a cada dia, o quanto vale a pena!! E se eu puder te dar uma dica, gostaria de te incentivar a trabalhar para que os seus sonhos se tornem metas possíveis de serem atingidas e concretizadas. Deixe de trabalhar para os projetos de vida de outras pessoas e comece a construir os seus. Sempre é tempo de descobrir a diferença que você pode fazer no mundo e fazer o seu propósito acontecer na prática!