Habilidades
5 lições para desenvolver habilidades
Você se considera uma pessoa preparada para os negócios? A pergunta, com certeza, pode variar bastante, mas é importante saber que é possível sim desenvolver habilidades que são essenciais para os negócios. Afinal ninguém nasce pronto! Você precisa tomar consciência e trabalhar de forma estratégica em seu plano de desenvolvimento.
Isso desmistifica alguns conceitos errados, tais como, “líder nato”, “nasceu para vender”, “faz negócios desde criança”, entre outros… Por outro lado, há pessoas com personalidades onde se desenvolver em determinadas competências é mais fácil. Um exemplo clássico é Jack Welch na competência liderança. Porém, isso não quer dizer que com esforço e atitudes certas você não possa se tornar um grande líder em seu mercado e em seus negócios.
Tony Robbins, em seu livro “O Poder sem limites” cita que se você conhecer e modelar alguns padrões de comportamentos que são compatíveis aos resultados que deseja, com certeza conseguirá alcançá-los!
O que você acha disso? Vou te mostrar o que pode ser feito em 5 lições para desenvolver habilidades:
1ª – Entenda seu tipo de personalidade e perfil.
Pare agora tudo o que está fazendo e responda algumas perguntas: Quem é você? Quais são as competências e habilidades que tem mais força e consegue desenvolver quase que naturalmente? Quais são as mais difíceis de colocar em prática? O que mais gosta de realizar dentro de seu negócio ou carreira. O que geralmente costuma procrastinar e deixar para resolver de última hora? Quais são seus sonhos e objetivos? Como seus pontos fortes podem ajudar você a alcançar os resultados que deseja? O que pode te atrapalhar? Depois de você responder e refletir sobre esses pontos, tu vais precisar tomar algumas atitudes, veja na lição dois.
2ª – Monte um plano de desenvolvimento estabelecendo pequenos desafios.
Agora, é hora de escolher três pontos daqueles que percebeu na lição anterior que são passíveis de desenvolvimento. Para montar seu plano é preciso ter em mãos:
- As competências que deseja desenvolver.
- Classifique seu nível de conhecimento sobre ela – Básico |Intermediário | Pré-Avançado / Avançado – Você conseguirá classificar através da análise de quantos livros já leu sobre o assunto, quantos vídeos assistiu, quantas palestras já participou.
- Quais atividades e tarefas de seu negócio/carreira que exigem essa competência.
Sabendo esses três pontos você parte para a busca de conhecimento propriamente dita, IMPORTANTE, antes de continuarmos, estipule metas e datas em seu plano de desenvolvimento que você possa medir se está avançando ou não. Por exemplo: Quero desenvolver a competência COMUNICAÇÂO.
Meta 1: Daqui um mês farei uma apresentação aos meus colaboradores falando sobre os resultados da empresa. Meta 2: Em três meses vou ter fechado cinco boas negociações com clientes apoiado por uma boa apresentação e desenvoltura na negociação.
3ª – Busque conhecimento.
Das competências eleitas, é preciso buscar primeiramente CONHECIMENTO sobre elas até chegar no que você considera um nível superior ao que classificou na lição dois. O conhecimento é muito fácil de encontrar hoje em dia, existem inúmeros cursos online, artigos, livros, vídeos, palestras, mentorias e grupos de estudo tudo disponível gratuitamente, basta procurar. Inclusive se quiser mais informações sobre desenvolvimento de competências se inscreva no canal www.youtube.com/anamaduro , pois tem conteúdos que podem ajudá-lo nesse processo.
4ª – Coloque o conhecimento em prática.
Todo conhecimento só vira habilidade a partir do momento que você tem atitudes para colocá-lo em prática. Sendo assim, agora que seu nível de conhecimento sobre determinada competência aumentou e já existem metas a serem cumpridas, você precisa estipular pequenos desafios a si mesmo para colocar esses conhecimentos em prática.
Por exemplo: Terminou um curso online sobre gestão do tempo – agora fará seus controles e organização das tarefas diárias. Leu um livro de negociação – agora vai marcar 3 visitas aos clientes mais críticos que sempre pedem desconto durante o fechamento da venda. Participou de uma palestra sobre liderança – agora vai reunir seus colaboradores para tratar de otimizar as metas do projeto que já está atrasado.
Lembre-se de buscar pessoas que você admira e também observe seus comportamentos e atuação ao colocar tais atitudes em prática!
5ª – Obtenha feedback e faça uma nova autoanálise de seu perfil.
Se você levar estas dicas a sério, após aproximadamente três a seis meses, já serão notadas significativas mudanças em seu comportamento. Busque pessoas que te acompanham diariamente nos negócios ou na vida e compartilhe o seu processo de desenvolvimento. Questione se notaram diferenças nas competências escolhidas. Faça uma autoanálise de seu perfil e conhecimentos sobre os assuntos escolhidos. Acompanhe suas vitórias e seu processo de evolução.
Por fim, não tenha medo de trabalhar pontos fracos e desenvolvê-los, é exatamente este motivo que pode te ajudar a ir mais longe. Jamais desista daquilo que você almeja. Fácil, com certeza, não será, pois vai levar esforço, sair da zona de conforto, levar mais tempo estudando, enfim… São muitos desafios, erros e problemas, contudo, é totalmente possível vencê-los com persistência e força de vontade!
Vá em frente, trabalhe muito e depois é só desfrutar dos benefícios de ter seus resultados alcançados. E quando vencer o desafio compartilhe comigo! Envio meus votos de sucesso e muita energia positiva para você na carreira, nos negócios e na vida!
Ana Maduro