Coaching
Sinais para identificar e ressignificar crenças limitantes
Crenças são princípios de ação, isto quer dizer, que nós agimos de acordo com o que acreditamos. Por exemplo: Se você acreditar que é uma pessoa agradável, agirá dessa maneira.
As crenças dão significado a tudo que fazemos, são tão fortes em nossas vidas que podem nos fazer entrar em ação ou nos paralisar completamente. Aquelas que nos paralisam são chamadas de crenças limitantes. É sobre elas que vamos falar nesse artigo.
1 – O que são crenças limitantes?
Tudo o que te impede de agir e vivenciar plenamente seus valores pode estar enraizado em uma crença que te limita!
2 – Como identificá-las?
A partir do momento que você tem a consciência de que uma crença te limita e consegue ressignificá-la e vencê-la, estará pronto para traçar um caminho diferente, realizar algo que a princípio não era possível e até mesmo vencer medos que só existem em sua mente. Ao mudar suas crenças, você poderá começar a agir de maneira diferente e a executar ações que solucionam determinados problemas em sua vida. Para ter essa consciência, primeiramente é necessário identificar o que te limita impedindo conquistas, mesmo diante de muito esforço e determinação.
Pare um pouco e faça estas perguntas a si mesmo:
- Você tem conquistado seus sonhos e metas?
- O que tem impedido você de agir?
- Quais são os pensamentos que te convencem que você não precisa nem tentar algo diferente, pois não vai dar certo?
- Você se acha digno de atingir suas metas e sonhos?
- Sua autocobrança faz você sofrer?
- Sempre tem em mente que as coisas que deseja são muito difíceis de alcançar?
- O que você percebe como limites?
Agora, após responder sinceramente essas perguntas, você pode fazer um segundo exercício. Pense em quantas “desculpas” dá a si mesmo todos os dias. Sempre quando você deseja realizar algo, alcançar algum objetivo, ter uma atitude que sai do padrão de sua zona de conforto, você passa por essas três desculpas?
- Eu quero ter um negócio, mas não posso porque vou correr inúmeros riscos.
- Eu desejo fazer uma viagem, mas não vai dar certo porque meu emprego vai mal e preciso poupar ao invés de gastar.
- Eu preciso voltar a estudar, mas não tenho tempo porque meu trabalho me consome.
Abaixo ainda pode preencher exatamente o que vem dando de desculpas a si mesmo, basta usar o modelo que não foi preenchido.
- Eu quero…., mas não posso porque …
- Eu desejo isso…., mas não vai dar certo porque…
- Eu preciso disso…., mas não tenho tempo porque…
Observe também, quais são suas crenças no dia a dia, sobre trabalho, família, amigos e dinheiro. Se você acredita em coisas, como as afirmações abaixo, saiba que seus pensamentos estão cercados de crenças limitantes.
- Sem esforço – sem ganho (no pain – no gain).
- As pessoas não são confiáveis.
- Para sobreviver, tenho que matar um leão por dia.
- Não sou esforçado o suficiente. Somente quem trabalha muito e abre mão de sua família consegue resultados positivos nos negócios.
- Nunca consigo o que quero.
- Não posso cobrar “tudo isso” pelo meu trabalho.
- Não sou inteligente o suficiente para alcançar esse objetivo.
- Tenho que sofrer para ser valorizado pela minha família.
- Homens são todos iguais, só mudam de endereço.
- Mulheres são interesseiras.
- Quem ama sofre.
- Ter filhos é padecer no paraíso
- Para emagrecer tenho que passar fome.
- Não posso perder meu trabalho, pois vou demorar muito para conseguir outro.
Como já disse e vou repetir: As crenças comandam nossas ações! Se você está cercado de pensamentos que te limitam, também terá uma vida limitada e acreditando que é por merecimento. Para que você consiga mudar, terá de ressignificar esses pensamentos, consequentemente mudará seus comportamentos, ações e modo de ver a vida.
Assista a palestra online: Transforme sua carreira reprogramando suas crenças
Existem estudos sobre medicamentos, que comprovam que o que curou as pessoas não foi necessariamente o medicamento composto de farinha (placebo), foi o paciente acreditar que poderia estar sendo curado. Esse comentário sobre medicamentos, foi apenas para exemplificar o quão forte e poderosos podem ser esses princípios de ação. Dito isso, quero ilustrar algumas maneiras que podem te curar de comportamentos auto sabotadores baseados em crenças limitantes. Afinal, se você chegou até esse ponto do artigo, precisa aprender a como superar isso e proporcionar a si mesmo uma vida mais ajustada e feliz.
4 – Ressignificando crenças limitantes
Quando nascemos somos como um caderno em branco, sem preconceitos, crenças e opiniões. O contexto do qual somos criados, as pessoas com quem crescemos e os relacionamentos que temos ao decorrer da infância e adolescência, nos fazem formar a maioria de nossas crenças. Quando adultos, é importante, ter a consciência que nem todas as nossas crenças são positivas e que podem ser modificadas de acordo com a nossa vivencia e determinação.
Para isso é preciso desafiar seus pensamentos limitadores e até mesmo, o próprio medo. Mas como fazer isso? Após identificá-los, comece a questionar seu comportamento e crença sobre o assunto. Exemplo:
Crença identificada – Não sou capaz porque já estou “velho” para isso.
Questionamentos que devem ser feitos:
- Esse pensamento é verdadeiro?
- Pensar assim me ajuda a conquistar meu objetivo?
- Quais ganhos eu tenho pensando dessa maneira?
- Isso é uma interpretação ou um fato?
- Onde aprendi a pensar assim?
- O que perco pensando assim?
- De que forma esse pensamento me limita?
- Esse pensamento me protege de que?
Agora, você tem maior consciência sobre essa crença, se questionou e percebeu que talvez ela traga mais perdas do que ganhos, é o momento que precisa reescrevê-la de uma maneira POSITIVA, ou seja, você vai ressignificá-la e repetir a si mesmo quantas vezes forem necessárias. A repetição deve-se a necessidade que sua mente tem de incorporar essa nova crença. Quanto mais “enraizado” a crença limitante estiver, ou seja, quanto mais antiga for, maior será o número de vezes que precisará repetir a si mesmo o novo modelo de pensamento. Acredite que será mais simples e fácil pensando dessa nova maneira. Vou usar aqui um modelo, conforme nosso exemplo acima:
Eu acreditava que não era capaz porque já estou velho. Porém, percebi que não me ajudará pensar dessa maneira e esse pensamento não me serve mais. Por isso, acredito agora que sou sim capaz e que a idade me traz maior experiência para realizar meus objetivos.
Tenha sempre em mente os novos pensamentos e cuide-se para quando os antigos ressurgirem, você possa ressignificar todas as suas crenças que te limitam.
Para finalizarmos, preste atenção em o que as pessoas de sucesso, que são admiradas por inúmeras pessoas e até mesmo consideras lendas na história da humanidade:
Steve Jobs – “Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço de seu futuro que deixa de existir”.
Nelson Mandela – “Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele”.
Gandhi – “Você precisa ser a mudança que deseja ver no mundo”.
Walt Disney – “Não deixe que seu medo tome conta de seus sonhos”.
Ayrton Senna – Na diversidade, alguns desistem, enquanto outros batem recordes.
Todos exemplos de inovação, superação, sucesso e muito mais. Não é à toa que tais frases são constantemente disseminadas em eventos motivacionais, livros e filmes de sucesso. Eles tiveram suas crenças empoderando seus comportamentos. Você é um ser humano igual e que pode se fortalecer como eles. Quer ser bem-sucedido? Comece por observar em que tem pensado e o que rege seus comportamentos!
Conte com nossa ajuda profissional, entre em contato conosco e conheça as soluções da Startup Carreira.
Para participar de palestras gratuitas e não perder nenhum conteúdo assine o Canal Ana Maduro no Youtube clicando aqui.
Confira também:
- Linguagem Corporal em Entrevistas
- Série Liderança de A a Z
- Posicionamento e Carreira nas Redes Sociais
Fique por dentro de todo conteúdo!
- Assine o nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/anamaduro
- Adicione no LinkedIn: linkedin.com/in/anapaulamaduro
- Siga no Instagram: https://www.instagram.com/startupcarreira
- Canal oficial para contato, perguntas e sugestões: [email protected]