Gestão de Carreira
Carta a você que detesta sua carreira
Olá! Quero falar com você que detesta sua carreira. Acredito que abriu esta carta porque está procurando alguma informação ou alívio para esses dias atribulados. Entendo como você se sente ao acordar todas as manhãs e como são seus domingos à noite. Sei de seu esgotamento mental e físico ao terminar cada dia. Também já vi de perto o sofrimento que existe quando volta de férias.
Saiba que a sua carreira é algo tão sério que não pode ser deixada a mercê de outras pessoas cuidarem. Já é passado o costume de entrar em uma empresa e permanecer nela por uma vida inteira. Nessa época as pessoas ainda deixavam suas carreiras sob responsabilidade da organização. A cada dia fica mais claro que a empresa pode criar oportunidades e oferecer situações de desenvolvimento. Porém, quem deve cuidar do destino de sua carreira é você!
Já encontrei muitas pessoas que vivem esse dilema e percebo que todos tem um ponto em comum: Desejam mudanças, porém não sabem por onde começar.
Saiba também que já é mito, tanto para os profissionais, quanto para as organizações que existe a divisão entre a vida particular e profissional. O ser humano é único e não pode ser tratado como algo divisível. O grau de realização profissional e satisfação pessoal que a carreira oferece depende em grande parte da qualidade que existe em sua vida.
Dito isso, quero agora, que preste atenção nos tópicos a seguir, aprenda como encontrar um norte para sua carreira e por onde começar a ser mais feliz no trabalho e na vida:
1 – Trabalho 100% “feliz” é mito.
Se existe uma insatisfação momentânea, por causa da liderança, empresa ou perdas pontuais, vale a pena você esperar mais um tempo antes de tomar uma atitude de mudança. Pense que em toda profissão existirão desafios a serem vencidos e não existe um trabalho que você faça o que gosta 100% do tempo, ou seja, sempre existirão “prós e contras”.
O motivo de sua insatisfação pode estar entre a desconexão de habilidades/competências, valores como individuo e sua carreira. Nesse caso é importante prestar atenção e iniciar um planejamento para a mudança. Por vezes, encontro profissionais que se queixam de suas carreiras, porém, gostam de suas formações e desafios diários. Quando acontece isso eu pergunto: Qual é o real motivo? Deixo aqui esse questionamento para que reflita!
2 – Atitudes para mudança vão ser influenciadas por suas crenças.
Você pode estar muito descontente, viver reclamando do trabalho, sofrer ao ir para a empresa e pensar que tudo isso não vai mudar. Pode pensar que a carreira não deve gerar satisfação. Até mesmo pode ter dúvidas sobre a sua inteligência, competências e capacidade de realização. Se esse é o seu caso, preste muita atenção. O que você pensa sobre si mesmo vai determinar onde vai chegar. São seus pensamentos que vão “reger” suas atitudes! Imagine um maestro que dá os comandos a sua orquestra, se estiver dando comandos errados, o som não sairá em harmonia. Reflita quais são os julgamentos que faz sobre si mesmo e sua carreira, faça um julgamento frio sobre eles. Classifique se te ajudam ou atrapalham.
3 – Reclamação sem ação é frustração. Reclamação com ação é oportunidade.
Seja uma pessoa que tem orgulho de si. Com certeza, você já superou algum desafio em sua vida. Já teve altos e baixos e venceu situações que na época imaginou ser insuperáveis. Busque em sua história motivos para se orgulhar. Lembre-se de momentos que o ajudarão a perceber que você tem potencial para vencer. O melhor a fazer é tirar forças do que você já teve sucesso e começar a ter atitudes para mudar sua realidade! Se ficar parado (a) reclamando viverá uma vida profissional e pessoal com poucos resultados e muita frustração. É isso que deseja pra si mesmo? Tenho certeza que não!
Para que você possa refletir sobre suas atitudes, preste atenção nessa história:
Estava olhando um sábio senhor chamado José, entretido em varrer as folhas secas do jardim. A área era grande, ele caprichava em não deixar nem uma folha no gramado.
– José, disse eu sorrindo, que maravilha se você pudesse, só a um desejo seu, ver todas estas folhas, de repente, empilhadas num monte!
– E posso mesmo, disse o sábio prontamente.
– Se você pode, vamos ver! O desafiei.
– Folhas! Juntem-se todas! disse o senhor, numa voz de comando. E lá continuou limpando a relva até que as folhas ficaram juntas num só monte.
Viu? Disse-me, o sábio José sorrindo – É este o melhor meio de vermos realizados os nossos desejos. Trabalhar, com afinco, para que aquilo que queremos seja feito!
Foi uma bela lição do sábio senhor. Ao estudar a biografia dos cientistas e de todos aqueles cujas obras nos parecem incríveis, descobrimos que adotavam geralmente o sistema do sábio jardineiro.
Todas as suas realizações resultaram do fato de que estes homens, desejando fortemente chegar a certo objetivo, nunca deixaram de lutar para alcançá-lo!
Portanto, saiba que a sua história e a carreira são dois aspectos fundamentais nessa vida. Entenda que uma não pode ser elaborada separadamente da outra. Comece a agir para que você encontre um trabalho mais significativo, sem o sofrimento atual e que possa trazer felicidade ao alinhar sua capacidade de produção com o que produz!
Se quiser conversar com uma profissional para ajudá-lo (a). Entre em contato comigo! Segue meu e-mail – [email protected].
Um grande abraço!